quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ANSIEDADE INFANTIL

Para compreender melhor a Ansiedade de Separação
Como vimos acima, a ansiedade infantil é causada por vários fatores, sendo o mais pregnante, o tratamento que os filhos recebem em casa. Quando não tratada, a ansiedade cristaliza-se e, carregada até a fase adulta, resulta em comportamentos de evitação, fóbicos, timidez...
Os transtornos ansiosos na infância podem começar aos 6/8 meses de idade e quanto mais ansiosos forem os pais, maior a probabilidade da criança sofrer de ansiedade.
A ansiedade é um fenômeno da natureza humana: sintomas leves de ansiedade diante de situações novas é absolutamente normal. É até benéfica, pois serve como resposta adaptativa em muitas situações adversas. Portanto, a simples presença de ansiedade ao separar-se dos pais não é um sinal de patologia: é um fenômeno normal no desenvolvimento infantil, existindo naturalmente dos 6/8 meses de idade. Mas quando falamos de ansiedade patológica, falamos de uma ansiedade crônica que se vai instalando progressivamente, que compromete a adaptação e o desenvolvimento infantil.
Existem fatos durante a gravidez e o nascimento, como um parto difícil ou sensações

(click no link para ler tudo)

http://docs.google.com/Doc?id=d9wm2dt_75fmv73k

Drª Patrícia Barbosa RodriguesCRP 24217/05Psicólogapbrdgs1@ig.com.br

Nenhum comentário: